O poder das vitaminas no tratamento ortomolecular

O poder das vitaminas no tratamento ortomolecular

Sabemos desde pequenos que as vitaminas são importantes para a nossa saúde. Mas você sabe exatamente o que elas são e como funcionam?

As vitaminas são substâncias alimentares necessárias para o bom funcionamento celular do organismo. Elas não contém energia em si, já que não possuem calorias, mas ajudam o ser humano na hora de liberar a energia que provém dos alimentos. Ou seja, não se pode viver nem exclusivamente de vitaminas e nem sem elas, pois assim nosso corpo não aproveitaria as proteínas, carboidratos, açúcares e gorduras boas presentes nos alimentos.

As vitaminas são divididas em dois grupos:

O primeiro é o das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem na água. Geralmente elas vão embora na água da torneira quando lavamos os alimentos, ou no cozimento, quando jogamos a água fora. Isso explica por que às vezes os alimentos ricos nessas vitaminas, depois da lavagem, cozimentos ou armazenamento na geladeira, não têm mais gosto ou valor nenhum. As principais vitaminas hidrossolúveis são a vitamina C e todo o complexo B. ⠀

Já as vitaminas lipossolúveis se dissolvem nos corpos gordurosos. Normalmente elas se armazenam no fígado e nos tecidos adiposos que são utilizados conforme a necessidade do corpo. Contudo, a capacidade de armazenamento é limitada, e existe a possibilidade de intoxicação no caso de doses excessivas. As vitaminas lipossolúveis mais comuns são as vitaminas A, D, E, F, K, e em geral são menos frágeis que as hidrossolúveis.

O organismo não sintetiza todas as vitaminas, então, elas devem ser obtidas através da alimentação diária. Caso ainda assim exista uma deficiência de uma ou outra, a suplementação de vitaminas entra para cobrir essa falta.
No entanto, o poder de ação de uma vitamina natural, quando se encontra no alimento fresco, é de 3 a 4 vezes maior que o poder das vitaminas sintéticas. Por isso, utiliza-se dosagens bem mais fortes quando nos suplementos complementares.

A fragilidade das vitaminas

Ao expôr os alimentos à luz, ao calor e ao oxigênio muitas das vitaminas são perdidas. É preciso pouco para que elas se evaporem. ⠀

Por isso, é importante tratar suas frutas e legumes com muito carinho. Eis algumas dicas de ouro:


✔Compre frutas e legumes maduros em pequenas quantidades.⠀
✔Depois de três dias na geladeira eles perdem grande parte das vitaminas. Consuma antes disso.⠀
✔Lave as frutas e legumes na torneira, mas evite deixar eles de molho durante muito tempo.⠀
✔Cozimento: evite cozinhar legumes na água, a menos que você tome o caldo assim que ferver. Prefira o método chinês (legumes cortados em pequenos pedaços salteados numa frigideira antiaderente) ou o cozimento no vapor no sistema de papelote. Essas formas preservam bem os nutrientes.⠀

A importância das vitaminas na Terapia Ortomolecular

A Terapia Ortomolecular faz uso das vitaminas com objetivo de proporcionar o equilíbrio químico e energético do corpo. No Curso Terapia Bio Ortomolecular com Ênfase em Saúde Quântica da Academia Brasileira de Terapias, o aluno aprende as características de cada uma das vitaminas, seus benefícios e como devem ser usadas para um melhor aproveitamento no organismo. 

Quer se tornar um Terapeuta Ortomolecular em 12 meses?

Esta é a sua chance de ter uma carreira promissora e ser um profissional diferenciado no mercado.

Você será capaz de promover o equilíbrio físico, mental e emocional necessário para a cura efetiva através de um tratamento 100% natural. 

Curso de Terapia Bio Ortomolecular & Quântica

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.