Fitoterápicos e Fitoativos: qual a diferença?

Fitoterápicos e Fitoativos: qual a diferença?

As plantas podem fazer mais pela nossa saúde do que imaginamos!

Elas produzem diversas substâncias químicas fundamentais para a sua sobrevivência - chamadas de fitoquímicos ou fitoativos - seja para o crescimento, a reprodução, para a defesa de adversidades ambientais ou para a sua formação. Entre elas, existem os compostos ativos ricos em efeitos terapêuticos para os seres humanos.

Uma vez identificados e comprovados os benefícios dessas substâncias, são utilizadas diferentes partes da planta - raiz, casca, flores ou folhas, por exemplo - na composição de medicamentos fitoterápicos, manipulados ou industrializados.

Além disso, pode-se usar a planta in natura para o consumo de chás, sendo este o meio mais comum de ingestão das plantas medicinais.⠀

Esses fitoquímicos ou fitoativos são compostos cujas propriedades são de defesa ou de prevenção de doenças. Também desempenham, no nosso organismo, as funções protetora, antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica e bactericida.⠀

 

Dentre os seus benefícios, podemos citar:⠀

✔estímulo do sistema imunológico contra o excesso de radicais livres e outros agentes;⠀

✔redução da oxidação das células;⠀

✔ação anti-inflamatória, prevenindo doenças;⠀

✔bloqueio de substâncias cancerígenas, provenientes da dieta e do meio ambiente;⠀

✔diminuição da taxa de crescimento das células cancerígenas.⠀

 

Qual a diferença entre Fitoativos e Fitoterápicos?

O termo "fitoativo", como explicado acima, se refere a substâncias ativas encontradas em plantas. Estes podem ser compostos químicos naturais que têm propriedades farmacologicamente ativas. Por exemplo, a curcumina, encontrada na cúrcuma, é um fitoativo conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Por outro lado, "fitoterápico" refere-se a medicamentos ou produtos terapêuticos feitos a partir de plantas ou seus extratos. São produtos que utilizam os princípios ativos das plantas para tratamento ou prevenção de doenças. Estes podem ser preparados na forma de chás, cápsulas, comprimidos, extratos líquidos, entre outros.

De forma resumida: enquanto "fitoativo" se refere aos compostos ativos em plantas, "fitoterápico" se refere aos produtos ou medicamentos que utilizam esses compostos para propósitos terapêuticos.

 

Curso de Naturopatia

Quer conhecer todo o poder das plantas medicinais e como recomendá-las aos seus pacientes ou clientes?

No Curso de Extensão Universitária em Naturopatia você aprende a fundo a utilização e manipulação das plantas e muito mais, incluindo todas as práticas terapêuticas da Fitoterapia, da Homeopatia, da Aromaterapia e outras!

 

Faça a Formação em Fitoterapia Integrativa e aprenda a utilizar as plantas medicinais

Que tal saber tudo sobre centenas de ervas naturais, seu habitat, usos, ações e contra-indicações para poder recomendar fitoterápicos de forma segura? 

Formação em Fitoterapia Integrativa

Saiba mais sobre o curso

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.